Terapia Cognitivo Comportamental (TCC)

A TCC  (Terapia Cognitivo Comportamental) é uma abordagem da psicologia (existem várias, cada uma com sua base teórica e forma de trabalho) que costuma ser mais interativa e bastante colaborativa entre o profissional e o cliente.

A forma de trabalho é focada em desenvolver a autonomia a partir do olhar para os pensamentos que impactam nossas emoções e influenciam nossos comportamentos. E como fazemos isso? Entendendo quais são as  que a pessoa traz consigo e como elas impactam no dia a dia.

Importante: sempre em dupla (psicólogo + cliente), pois nosso objetivo principal – como coloquei ali em cima – é desenvolver a autonomia de quem está no processo terapêutico.

Essa abordagem tem como base a Prática Baseada em Evidências, ou seja, apoia-se no resultado de estudos para validar as atividades do tratamento terapêutico. Claro que o trabalho é todo customizado para cada cliente, mas fazemos isso com uma base científica comprovada.

Ah, uma curiosidade sobre a TCC que essa figura pode ajudar a tornar mais clara: trabalhamos com três níveis de cognições: pensamentos automáticos (que não controlamos – eles surgem na nossa cabeça), crenças intermediárias (que são as nossas atitudes, regras e “suposições”) e crenças centrais (nossas verdades absolutas)

Fonte Consultada:

BECK, Judith. Terapia Cognitivo Comportamental – Teoria e Prática. Porto Alegre: Artmed Editora, 2013.

CLARK, David, BECK, Aaron. Terapia Cognitiva para os Transtornos de Ansiedade. Porto Alegre: Artmed Editora, 2012.