Terapia de Esquemas

A Terapia de Esquemas (TE) faz parte da “Escola das Terapias Cognitivas”…  e o que isso quer dizer, afinal?

Ela é uma abordagem que complementa a    clássica, pois nos permite olhar com mais profundidade e atenção para as questões emocionais  que acompanham a história da pessoa. Isso contribui enormemente para o progresso do trabalho. Outro fator que potencializa os resultados é que ela permite uma prática ainda mais vivencial.

Pelo olhar da TE, as experiências que cada um  tem desde o início da vida vão moldando a forma como nos adaptamos ao mundo e, consequentemente, como entendemos que o mundo é. A partir disso, aprendemos como precisamos agir para permanecermos seguros.

Esses aprendizados influenciam nossas crenças e como estão super carregados de aprendizado emocional desde que éramos crianças, ativam-se em determinadas situações (os chamados gatilhos). E, muitas vezes, é com base em situações bem marcantes do nosso passado que, no presente, reagimos de forma mais intensa e “sem pensar”.

São essas vivências que nos “ensinam” como é o mundo e “qual a melhor estratégia” de comportamento para ficarmos seguros desde a infância.  A questão é que nem sempre precisamos manter essa mesma estratégia ao longo da vida, e é aí que entra o processo terapêutico para ajudar a avaliar e, se for o caso, modificar essa forma de pensar e agir.

Curiosidade, caso você queira saber um pouco mais:

Jeffrey Young foi o pesquisador que conceitualizou essa teoria e, segundo ele, os Esquemas são formados a partir das necessidades emocionais que não foram supridas, especialmente na infância, dentre elas: apego seguro, afeto, carinho, estabilidade, noções de autonomia e competência, liberdade para expressar emoções,  espontaneidade, brincar e de limites adequados. 

Fonte Consultada:

WAINER, Ricardo, PAIM, Kelly, ERDOS, Renata, ANDRIOLA, Rossana. Terapia Cognitiva Focada em Esquemas – Integração em Psicoterapia.  Porto Alegre: Artmed Editora, 2016

YOUNG, Jeffrey, KLOSKO, Janet, WEISHAAR, Marjorie. Terapia do Esquema – Guia de Técnicas Cognitivo-Comportamentais inovadoras. Porto Alegre: Artmed Editora, 2008